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Sobre o Banco Agiplan

Governança Corporativa Banco Agiplan

A Governança Corporativa do Banco Agiplan é o processo de administração da eficácia, eficiência e da efetividade organizacional, adotado pelos representantes dos stakeholders (acionistas, conselheiros, diretores, clientes, entre outros) e a habilidade de administrar riscos que configurem ou possam, potencialmente, ameaçar o crescimento, desenvolvimento e continuidade da organização.

Neste contexto, a Governança Corporativa tem por objetivo dar forma regular à arquitetura organizacional e estabelece, de maneira estruturada, hierarquias, responsabilidades e processos, de modo a garantir que a organização seja administrada visando o interesse dos seus stakeholders.

Administração

No Banco Agiplan, a Administração se baseia na dinâmica empresarial de gerenciamento dos processos inerentes à expertise do negócio, a partir do agrupamento das atividades essenciais, bem como da ação de integrar, hierarquicamente, a cadeia de comando, por exclusiva delegação da Governança Corporativa, com a lógica do arranjo organizacional sobre os quais se desenvolvem as estratégias de negócio da instituição.

Estatuto Social

O Estatuto Social do Banco Agiplan é o documento que define o objeto, o funcionamento e a estrutura orgânica da Companhia. Por meio do PDF abaixo, conheça os deveres e responsabilidades que conduzem os negócios do Banco Agiplan.

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Mapa Societário Grupo Agiplan

O Grupo Agiplan possui controle acionário dividido em 2 (duas) Holdings, Agipar e Questa, diferenciando assim as empresas reguladas pelo Banco Central do Brasil e não reguladas, respectivamente, conforme mapas societários apresentados abaixo. 

                                                              Organograma Estrutura de Governança Corporativa

                                                              Diretorias

Comitês

Os Comitês Institucionais do Banco Agiplan têm por finalidade avaliar, discutir e apresentar sugestões de melhoria dos procedimentos adotados para efeito de desenvolvimento das atividades de administração. Também têm por objetivo apreciar, por determinação ou delegação da Diretoria Executiva e/ou Presidência Executiva, assuntos de qualquer natureza, relacionados à administração do Banco. Os Comitês do Banco Agiplan são instituídos pelo Regimento dos Comitês do Grupo Agiplan e gerenciados pela área de Governança Corporativa.

  1. Comitê Comercial

    Avalia o desempenho de todos os níveis da venda Interna e Externa, em relação à venda dos produtos foco, bem como estabelecer, acompanhar e revisar diretrizes e deliberar a respeito das ações Comerciais para o próximo mês, no que se refere a Venda Interna e Venda Externa.

  2. Comitê de Crédito

    Estabelece diretrizes e deliberar Políticas de Crédito, Cobranças, Arrecadação e Recuperação de Crédito da instituição e as Normas de Alçadas, bem como analisar, emitir parecer e deliberar as operações de crédito dentro dos limites de sua alçada decisória.

  3. Comitê de Tesouraria

    Assessora a Diretoria e Acionistas nas decisões relacionadas a gestão das origens e aplicações de recursos observada a rentabilidade e segurança da Instituição, bem como os limites de risco de exposição de liquidez e mercado.

  4. Comitê de Gestão de Pessoas

    Recomenda à Diretoria estratégias de recursos humanos alinhadas com a missão, a visão e os valores do negócio, compatibilizadas com as práticas de mercado, possibilitando aos acionistas a decisão e supervisão das práticas e estratégias de recursos humanos que garantam o desenvolvimento organizacional, através de sistemas de gestão, políticas de remuneração, processos de sucessão e gerenciamento de talentos.

     

  5. Comitê de Tecnologia da Informação

    Estabelece políticas e diretrizes para a utilização dos sistemas que compõem a plataforma da Agiplan e promover o alinhamento da área de negócio com a área de tecnologia da Informação – TI, definindo a estratégia de TI, aprovando e priorizando os projetos estratégicos da empresa que envolvem TI, definindo e aprovando os recursos financeiros para tais projetos.

  6. Comitê de Auditoria e Riscos

    Avalia e emitir pareceres quanto aos padrões e procedimentos a serem adotados pelas empresas da Agiplan, com relação às auditorias interna e externa, gerenciamento de riscos, normas externas e internas, demonstrações financeiras, bem como apoiar nas definições dos padrões de conduta pessoal e profissional a serem observados no âmbito da Agiplan.

  7. Comitê de Produtos

    Delibera a respeito de ações de produtos e políticas em caráter de excepcionalidade, em condições diferentes daquelas indicadas em suas respectivas instruções normativas.

  8. Comitê de Gestão de Crises

    Prepara a Agiplan de forma estratégica e objetiva para uma crise, bem como delibera a respeito de ações estratégicas em caráter emergencial, em condições diferentes daquelas indicadas em suas respectivas instruções normativas.

Ética, Conduta e Integridade

O Banco Agiplan acredita que a ética corporativa está relacionada, principalmente, aos valores corporativos, comportamentos e condutas de todos. Por este motivo, busca promover uma cultura corporativa, baseada nos valores abaixo, em que as pessoas estão em primeiro lugar, sejam elas colaboradores, fornecedores, clientes ou a sociedade em geral. 

Valores Corporativos do Banco Agiplan

Agilidade e Inovação

Superar as expectativas dos clientes, oferecendo soluções ágeis e inovadores.

Cliente

Buscar constantemente a satisfação dos clientes e promover a inclusão social.

Ética

Primar por conduta aderente ao Código de Ética, atuando com transparência em todos os níveis de relacionamento.

Pessoas

Promover o desenvolvimento contínuo e valorização dos colaboradores em uma cultura de meritocracia.

Resultado

Focar todos os esforços na superação de metas, gerando crescimento para a empresa e a remuneração do capital.

Conheça o Código de Ética e Conduta do Banco Agiplan, cuja finalidade é explicitar nosso compromisso público com uma orientação ética e a gestão sustentável do nosso negócio, de forma que o impacto de nossas ações tenha como resultado o equilíbrio, indissociável e integrado, entre as dimensões sociais e econômicas e junto aos nossos públicos de relacionamento.

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Canal de Denúncia

O Canal de Denúncia do Banco Agiplan reforça o compromisso da empresa com a transparência em seus negócios e em suas relações com o mercado, e trata-se de um canal de comunicação direto, desenvolvido para o envio de denúncias sobre irregularidades de qualquer espécie, ou ainda, questões que possam impactar negativamente o Banco Agiplan, as demais empresas do grupo, seus colaboradores, ou seu público externo.

Políticas e Práticas

O sistema de comunicações administrativas é a ferramenta oficial para divulgação dos instrumentos normativos (políticas corporativas, normas de processo, manuais institucionais) e procedimentos regulamentares de caráter institucional, estratégico e administrativo das empresas do Grupo Agiplan. Através dos documentos institucionais, são estabelecidas as diretrizes e os padrões que devem ser cumpridos para o atendimento dos objetivos organizacionais.