15 Set 2015

Ótimos investimentos garantem resultados

A história do Grupo Agiplan começou em 1999 em Caxias do Sul, resultado do sonho e da vontade empreendedora. Em 2001, houve transferência de operação para Porto Alegre e foi inaugurada a primeira filial em Recife. De acordo com o presidente da Agiplan, Marciano Testa, a missão de oferecer soluções e serviços financeiros de forma inclusiva a todos os brasileiros, sempre esteve presente no DNA da empresa. “A Agiplan é um conglomerado financeiro autorizado pelo Banco Central do Brasil de cinco empresas que nasceu, cresceu e se consolidou com base na relação entre as pessoas. Já contamos com 160 lojas próprias e até o final do ano chegaremos a 200 unidades levando aos brasileiros soluções de crédito, seguros, consórcios e investimento”, destaca o CEO Marciano Testa, que nos concedeu a entrevista:

Correio do Povo (CP) —Quantos funcionários/ colaboradores a instituição possui?

Marciano Testa — Nosso compromisso com a sociedade engloba parceiros, fornecedores e colaboradores. Acreditamos que o nosso sucesso é o sucesso das pessoas que fazem parte do nosso dia a dia. A Agiplan conta com mais de 1,3 mil colaboradores diretos que atuam diariamente em todo o Brasil. Buscamos solidificar nossa equipe com profissionais que tenham um objetivo: fazer a Agiplan crescer de forma sustentável respeitando a sociedade em que está inserida.

CP — Quais expectativas para o segundo semestre de 2015, para 2016 (ano de Jogos Olímpicos no Brasil) e até 2020?

Marciano Testa — Nossa expectativa é continuarmos crescendo. Neste ano de 2015, fizemos aquisição de 100% das ações da Via Certa Consórcio S.A., que agregou a operação com uma carteira ativa mais de 100 mil clientes e R$ 300 milhões em valores de aquisições de bens, concentrados sobretudo no segmento de imóveis e automóveis. A área de consórcios contempla crescimento de 20% para 2015, podendo chegar a 40% em 2016. Neste momento de retração econômica, o consórcio traz oportunidades para continuarmos avançando. Com a elevação da taxa de juros, o cliente passa a perceber o consórcio não como dívida, mas como alternativa de investimento. Dentro da nossa receita total, que deve chegar a R$ 500 milhões em 2015 (previsão), cerca de 25% é serviço e 75% operações de crédito. Além disso, estamos expandindo nossa rede própria. Planejamos chegar a 500 lojas em 2018. Construímos também uma sede no bairro Moinhos de Vento e centralizamos a administração.

CP — A instituição possui endomarketing? Como é a comunicação com os colaboradores?

Marciano Testa — Como possuímos lojas em todo o Brasil, trabalhamos fortemente o endomarketing, para termos uma aproximação contínua dos colaboradores com os valores e as novidades da empresa. Contamos com uma plataforma on-line, onde todo o colaborador tem acesso. É um canal onde trabalhamos os treinamentos, desenvolvimento, divulgação de novos produtos, novidades da empresa, tudo isso através de vídeos, o que torna o conteúdo mais atrativo e aumenta o índice de conhecimento por parte do colaborador.

CP — A instituição possui um plano de carreira?

Marciano Testa — A Agiplan tem como prática promover o desenvolvimento e crescimento de seus colaboradores através de uma cultura de meritocracia. Os colaboradores são avaliados em função de suas entregas e resultados e também nas competências exigidas para o negócio. A partir deste momento, o tornamos corresponsável pelo seu crescimento na organização.

CP — E no âmbito da responsabilidade social, qual é a atuação da instituição?

Marciano Testa — A Agiplan apoia diversas causas sociais voltadas à saúde, educação, terceira idade, esporte e crianças. Só nos últimos três anos foram investidos mais de R$ 3 milhões. Em 2015, a Agiplan está apoiando oito instituições em todo o Brasil. O objetivo da empresa é ir além do valor doado e tonar-se eferência quando falamos em responsabilidade social.